Vitamina D é fonte de saúde para os ossos e dentes

24/07/2013 • Categoria: 1 Comentário

Matéria publicada no Jornal Cruzeiro do Sul no dia 16 de julho de 2013, por Tatiana Camargo Pereira Abrão

A vitamina D é muito importante para os ossos e dentes, pois ela promove a absorção de cálcio, mas também foram achados receptores dela no sistema imunológico, cardíaco, cerebral e pancreático, mostrando evidentemente que ela exerce uma função hormonal em diversos outros órgãos.

Entre os alimentos podemos achar vitamina D nos peixes, frutos do mar e outros com certo teor de gordura, visto que ela é lipossolúvel. Os peixes de água fria possuem boa concentração de vitamina D em sua gordura, como o atum, salmão, sardinha, cavala, arenque, bacalhau, principalmente no fígado, como o famoso óleo de fígado de bacalhau. Ela é encontrada ainda na gema de ovo, leite, iogurte, manteiga e cogumelos. Recomenda-se uma exposição solar diária de 10 a 15 minutos para produção da vitamina D no organismo.

A falta de vitamina D, no caso dos recém-nascidos e crianças, pode levar ao raquitismo, além de pernas arqueadas, atraso no fechamento das moleiras, alterações nas costelas, nascimento tardio dos dentes e dentição fraca com risco de queda dos dentes. Em adultos esta deficiência de vitamina D pode causar osteomalácia, onde os ossos perdem sua porção mineral de fósforo e cálcio. Outros sintomas são: fraqueza muscular, dor óssea, ansiedade, agitação, dificuldade de concentração e raciocínio, infecções pela baixa imunidade, depressão, alterações do sono, concentrações de cálcio e fósforo diminuídas no sangue e até tetania muscular nos casos mais graves.

Ela pode ser dosada em qualquer um, mas algumas pessoas podem se beneficiar significativamente, como idosos com perda de massa óssea, indivíduos com riscos de quedas, idosos restritos a casas de repouso, ou acamados, mulheres gestantes e lactantes, indivíduos de pele negra, pessoas em uso de corticoides e indivíduos obesos.

1 Comentário